*

*

domingo, 10 de agosto de 2014



A escola EMEB Professor Octávio G. Toledo e um modelo em São Paulo,  Escola Municipal com aulas dinâmica e diferenciada, que hoje tem um índice de reprovação e evasão escolar mínima.

Aula de Leitura 
Reproduzindo o que viram, aprenderam e apreenderam da Exposição do Pequeno Príncipe em Ribeirão Preto - SP. "Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas!"



                                   




Aula de Judô
Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências. Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar, bem como a melhora do bem-estar de nossas crianças!




Hora da Leitura 




https://www.facebook.com/emeboctavio



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Atividades pedagógicas

Jogo das Sílabas
Jogo das sílabas é uma atividade divertida que poderá fazer com as crianças maiores de 3 anos com ou sem dificuldades de aprendizagem.
Este é um jogo de linguagem simples e divertido que pode ser realizado em qualquer lugar e ajustado à sua rotina. Estimula a linguagem oral e trabalha a estrutura das palavras, prevenindo futuros problemas relacionados com a leitura e com a escrita. Trabalha o conceito de palavra e a consciência silábica.
Como jogar o Jogo das Sílabas
Em primeiro lugar escolha a palavra de ordem, que será a palavra usada para começar o jogo, combinada previamente entre si e o seu filho ou educando. Por exemplo: “Sílaba” (palavra fictícia e engraçada).
Cada vez que disser a palavra “Sílaba” o jogo começa: o adulto que está jogando diz palavras do que vê ao seu redor e a criança tem de indicar as sílabas, mas de forma divertida, ou seja, batendo as palmas, batendo os pés, pulando, etc.
Por exemplo, quando vai às compras com o seu filho tem uma excelente oportunidade de praticar este jogo. Entra no supermercado e diz “sílaba” (ou outra palavra da sua escolha) e logo começa a brincadeira educacional. Poderá pedir à criança para bater palmas para indicar quantas sílabas a palavra tem: ba-na-na.
Poderá jogar quantas vezes pretender e durante o tempo que achar adequado.


                          
De olho na Ordem
FAIXA ETÁRIA-Acima de 7 anos
LOCAL-Quintal, Condomínio, Quadra de esportes
ESTIMULAR-Agilidade, Equilíbrio, Coordenação motora, Criatividade, Atenção, Linguagem, Sequência.
PARTICIPANTES- 2 ou mais
MATERIAL-Uma bola
COMO BRINCAR
Nessa brincadeira as crianças ficam de frente para uma parede com uma bola na mão. Cada vez que elas jogam a bola contra a parede devem obedecer as 'ordens' da cantiga.
Por exemplo, quando cantam 'ordem! Com um pé só' jogam a bola contra a parede, levantam uma das pernas, pegam a bola outra vez para jogá-la na parede novamente e cumprir outra ordem.
Alguns exemplos de ordens:
Ordem! Em seu lugar.
Ordem! Sem rir.
Ordem! Com um pé só (joga a bola e levanta um pé).
Ordem! Com o outro (joga e levanta o outro pé).
Ordem! Com uma mão (pega a bola só com uma mão).
Ordem! Com a outra (pega a bola com a outra mão).
Ordem! Batendo palmas (joga e bate palmas).
Ordem! Com Pirueta (joga e roda).
Ordem!  Atrás e adiante (joga, bate palmas nas costas e na frente).
Ordem!  Bate-queda (joga, bate palmas e bate no colo).
Ordem! Com perdão (joga e ajoelha).
Durante o jogo a bola não pode cair no chão. Use sua criatividade e invente novas ‘ordens’ durante a brincadeira. Ela ficará mais difícil se as crianças, em duplas e com duas bolas, trocarem as bolas enquanto obedecem as ordens da cantiga.
Para ver as outras brincadeiras, acessem o site: http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/
Dicas
100 Brincadeiras Infantis
Encontrei um site bem interessante com brincadeiras infantis. Vale a pena dar uma olhadinha. Chama-se 100 Brincadeiras.
Blog de casadainfancia : Casa da Infância, 100 Brincadeiras Infantis
As brincadeiras estão divididas por faixa etária e ainda traz um menu para escolher quais as habilidades que desejam que sejam desenvolvidas ludicamente - raciocínio lógico, agilidade, conhecimento de cores, concentração, conceitos matemáticos, atenção, entre outros.
Para terem uma ideia, vejam a brincadeira "Ordem", extraída do site:

Blog de casadainfancia : Casa da Infância, 100 Brincadeiras Infantis

Charge

Fonte: http://cursomultiplossaberes.files.wordpress.com/2012/07/charge-21.jpg?w=300&h=225

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq7DwsYGtVWD4K08MJxnm5fJu74G9ppKdfKYSsrc3X2-nZKzfmcoN4iOZ5EyGgvMd1B_2Pqhv4vXzLDFPCU4sDgCXV59AsInfF0B2QVJUPXFNNzifTfRSifIlG2t77p8Uv4CwXL5klVow/s1600/734754_587782317903013_1877592696_n.jpg


Charges criativas.

fonte:http://paulabertho.files.wordpress.com/2011/10/charge-mafalda-112.jpg
fonte:https://nanifigueroa.files.wordpress.com/2012/07/phoca_thumb_l_educacao-charges-televisao-1.jpeg

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Introdução

A alfabetização ainda é confundida com letramento, isso devido o fato que as pessoas ainda não conseguem diferencia-los.
Saber que alfabetizar é tornar a pessoa capaz de ler e compreender palavras e associa-las ao seu significado, enquanto letrar é tornar a pessoa capaz de além de ler e escrever a palavra seja capaz de utiliza-la com sucesso em seu dia a dia, se utilize de seu significado para entender o mundo em que vive, possa se contextualizar com a sociedade, tomando posse de todos os seus direitos e deveres como cidadão letrado.
A escola ainda erra ao tentar alfabetizar seus alunos, isso porque ela não utiliza métodos desenvolvidos para esse fim, “ela buscou em outras áreas, como a psicologia, e tentou fazer a transposição direta dessa teoria para a pedagogia, o que é levado ao insucesso de alfabetização”. (Moreira, 2013. p.103)
Moreira ainda justifica e busca fundamentos para dizer que esse insucesso de alfabetização só não foi corrigido porque as pessoas não buscam essa correção, ela diz que o “insucesso em alfabetizar depende apenas da escola do método mais correto, moderno, cientifico, ou seja, lá o que for.” (ptro.101)


Diante dessa frase percebe-se que a escola, a qual se fala muito em Vigostky, não formulou suas teorias e sim se apropriou de outras, acreditando estar no caminho certo para ensinar os alunos, e agora as pessoas percebem que não é isso o correto a se fazer. Em que o “inestimável valor da psicogênese da língua escrita é nos permitir saber quais são os saberes necessários à alfabetização que os alunos têm ou não.” (p.103) com essa afirmação se confirma que a psicogênese de Vigostky se deu apenas para explicar como diversos fatos e fases da vida se desenvolvem, e não para que os métodos fossem exatamente aqueles propostos pelo teórico, e que assim se desse dentro da sala de aula.  

Objetivos:

        Esse Blog tem como finalidade apresentar os objetivos da Educação Integral , destacando suas vantagens e relatando experiências que funcionaram nesta nova área do ensino.
        Nele serão apresentadas teorias sobre Educação Integral, como sugestões de atividades pedagógicas para a alfabetização, musica, charges sobre letramento e alfabetização e Escolas de Tempo Integral como o Projeto Mais Educação e o Mais Cultura.

       Cursistas responsáveis por esse blog: Ana Cristina, Elisângela e Patrícia.